domingo, 21 de agosto de 2011

Implicações das TIC's na Educação




Muitos especialistas afirmam que "os avanços das TIC´s poderão revolucionar a pedagogia do século XXI, da mesma forma que a inovação de Gutemberg revolucionou a educação a partir do século XV" (HOLMBERG apud BELLONI, 1999, p. 55). Entretanto, essas tecnologias não substituirão de imediato as atuais, mas provocarão mudanças profundas na forma como se constitui a dinâmica do ensino, "[...] tudo depende da pedagogia de base que inspira e orienta estas atividades: a inovação ocorre muito mais nas metodologias e estratégias de ensino do que no uso puro e simples de aparelhos eletrônicos" (BELLONI, 1999, p. 73).
Segundo Palloff ; Pratt (1999) apud Soares (2000), as novas tecnologias podem enriquecer o ato pedagógico favorecendo uma efetiva interatividade entre os agentes do processo: alunos e professores. "Concluímos a través de nuestro trabajo com el nuevo médio (internet) que la comunidad educativa - com los professores participando em igualdad de condiciones com sus alumnos -, es la chave del éxito de todo el proceso." Como já dito anteriormente, não é a tecnologia que importa, mas a filosofia educativa que empresta sentido ao uso.
Segundo Moraes (1997, p. 190), precisamos colocar o conhecimento a disposição do maior número possível de pessoas, possibilitando a criação de potencialidades comunicacionais; criando também uma atmosfera de investigação, colaboração e reflexão crítica, permitindo uma aprendizagem contínua, permanente e autônoma.
Por aprendizagem autônoma entende-se um processo de ensino e aprendizagem centrado no aprendente, cujas experiências são aproveitadas como recurso, e no qual o professor deve assumir-se como recurso do aprendente, considerando como um ser autônomo, gestor de seu processo de aprendizagem, capaz de autodirigir e auto-regular este processo. Este modelo de aprendizagem é apropriado a adultos com maturidade e motivação necessária à auto-aprendizagem e possuindo um mínimo de habilidades de estudo (BELLONI, 1999, p. 39-40).
O ato de aprender não é uma mera acumulação de conhecimentos, mas uma interação de saberes vividos em sala de aula, onde professores e alunos articulam-se pela busca do conhecimento e pelo exercício da democracia. Este exercício democrático, também de interação intelectual-social, modifica nosso modo de pensar alterando nossa base cognitiva e emocional.
Perriault apud Belloni, (p. 28, 2001) salienta que os modos de aprender dos alunos ainda são uma incógnita para a maioria dos professores. Conhecer os métodos de aprendizagem mediatizada são fundamentais para compreendermos os processos da auto-aprendizagem.
As TIC, ao mesmo tempo em que fazem grandes potencialidades de criação de novas formas mais performáticas de mediatização, acrescentam muita complexidade ao processo de mediatização do ensino/aprendizagem, pois há grandes dificuldades na apropriação destas técnicas no campo educacional e em sua "domesticação" para utilização pedagógica. Suas características essenciais - simulação, virtualidade, acessibilidade a superabundância e extrema diversidade de informações - são totalmente novas e demandam concepções metodológica muito diferentes daquelas das metodologias tradicionais de ensino, baseadas num discurso científico linear, cartesiano e positivista. Sua utilização com fins educativos exige mudanças radicais nos modos de compreender o ensino e a didática (BELLONI, 2001, p. 27).
Aprendemos em diferentes contextos e de diferentes maneiras. Possuímos estilos de aprendizagem diferentes e esse conhecimento não pode ser ignorado pelo professor. Educar para a sociedade do conhecimento é compreender que devemos investir na criação de competências considerando os estilos individuais de aprendizagem e os novos espaços de construção do conhecimento. A busca por um equilíbrio faz com que pensemos sobre as ações pedagógicas mais democráticas que considerem os estilos de aprendizagem dos alunos, que redimensionem papeis do professor e do aluno, que revise as premissas filosóficas e epistemológicas, que orientam as ações educativas e que inclua as TIC´s como ferramenta mediadora da aprendizagem.
A utilização das TIC´s com ênfase na aprendizagem volta-se para o desenvolvimento das habilidades, expectativas, interesses, potencialidades e condição de aprender; todas essências ao processo educativo autônomo. Os alunos são estimulados a se expressarem pelas suas próprias idéias, a desenvolver a autonomia e a capacidade de se sociabilizar e construir conhecimento, o que exige um novo papel do professor.
Papel este que, ao que tudo indica, tende a ser cada vez mais mediatizado. O professor tende a ser amplamente mediatizado: como produtor de mensagens inscritas em meios tecnológicos, destinadas a estudantes a distância, e como usuário ativo e crítico e mediador entre estes meios e os alunos (BELLONI, 2001, p.27).
Para a autora, assumir esse novo papel compreende um novo desafio, o de aprender a trabalhar em equipe e penetrar em diferentes áreas disciplinares. A utilização das TIC´s focada na aprendizagem, exige funções novas e diferenciadas. "A figura do professor individual tende a ser substituída pelo professor coletivo. O professor terá que aprender a ensinar a aprender" (BELLONI apud BELLONI, 2001, p.29).
Orientadas para esses fins, as TIC´s na educação correspondem a descoberta de uma nova pedagogia. Uma pedagogia ativa que atenda as necessidades e anseios de uma sociedade que tem a comunicação como processo mediador da educação. Esses processos, configuram-se por uma alfabetização áudio-visual, coletiva e interativa que de certa forma desestabilizam os processos de organização tradicionais de ensino.
Um processo educativo centrado no aluno significa não apenas a introdução de novas tecnologias na sala de aula, mas principalmente uma reorganização de todo o processo de ensino de modo a promover o desenvolvimento das capacidades de auto-aprendizagem. Esta verdadeira revolução na prática pedagógica implica um conhecimento seguro da clientela: suas características socioculturais, suas necessidades e expectativas com relação àquilo que a educação pode lhe oferecer (BELLONI, 1999, p. 102-103).
A perspectiva das TIC´s é para que as múltiplas linguagens, em suas múltiplas vozes, amplifiquem os espaços educativos, constituindo um universo em constante processo de interação e transformação social. A ação comunicativa dessa nova pedagogia, dialética e interativa, favorecida e potencializada pelas redes telemáticas, orienta-se numa perspectiva de desenvolvimento da capacidade crítico-reflexiva do homem, numa interação social que atenda as necessidades emergentes da nossa sociedade e que de certa forma proponha ações mais justas e democráticas. Desta forma, preocupam-se os educadores, as TIC´s na educação devem ser orientadas de forma cuidadosa a fim de reforçar a humanização do homem.

Kassandra Brito de Carvalho
Sou pedagoga e professora de informática. Leciono há onze anos informática na educação. Participei de projeto junto a 3ª idade e recebi uma premiação pelos serviços prestados à Fundação de Rotarianos de São Paulo. Trabalhei dois anos com formação de professores da rede municipal de ensino de São Paulo antes de vir para Boa Vista. Lecionei para os três níveis de ensino e há cinco anos estou só no ensino superior. Desenvolvo projetos de sites institucionais e pessoais como autônoma e trabalho com formação didática para profissionais liberais.
BIBLIOGRAFIA

BELLONI, Maria. L. Educação a Distância. Campinas, SP : Associados, 1999.
BELLONI, M. L. O que é Mídia e Educação. Campinas, SP : Autores Associados, 2001.
HOLMBERG, B. Guided Didatic Converstion in Distance Education, in: SEWART, D. et alli (eds.) Distance Education: Internnacional Perspectives. Londres/Nova Iorque: Croomhelm/St. Martin´s, 1993.
MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 1997.
SOARES, I. de O. Educomunicação: um campo de mediações. Revista Comunicação e Educação. ECA USP, n. 19, p. 12, 2000.
SOARES, Ismar de O. Revista Nexos: estudos em comunicação e educação. Estudos em Comunicação e Educação in: La comunicación/Educación como nuevo campo Del conocimiento y el perfil de su profesional. São Paulo : Anhembi Morumbi, 1999.

*Mestranda em Educação (Unicamp-SP). Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUC-SP. Pedagoga e Orientadora Educacional pela Universidade São Marcos. Professora de Informática das Faculdades Cathedral em Boa Vista - Roraima

17 comentários:

  1. Gostei do texto, achei bem interessante.

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  2. A autora foi muito feliz ao propor o redimensionamento do papel do professor e o do aluno frente ao advento de uma nova metodologia no uso das novas tecnologias na educação. O grande desafio é o professor não se apresentar como instrutor das TICS, mas ser o mediador competente, que está em constante aprendizagem para que possa orientar o aluno a desenvolver a habilidade de ser crítico e reconhecer o que é relevante na autoaprendizagem quando busca e constrói conhecimento, de forma a estar interagindo. Nessa compreensão, professor e aluno estarão aprendendo e socializando. Esse novo olhar da autora no uso das TICS evoca o que dizia Paulo Freire: "Ninguém educa ninguém. Todos nós nos educamos em comunhão".

    Geraldina Pereira de Oliveira

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  3. Tic's além de serem um recurso pedagógico interessante e importante para o professor e o aluno, é uma ferramenta que torna a aprendizagem dos mesmos mais significativa e mais prazerosa.

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  4. Diante do texto lido, vimos à afirmação de vários especialistas, quanto às modificações na Educação diante da utilização das TIC’s, na prática escolar; do favorecimento que a mesma provoca aos educadores e aos educandos, porém sua utilização exige mudanças em nossos paradigmas. Lidamos com crianças e jovens, que já nasceram na era do desenvolvimento, daí o hábito de agir com destreza, o que para nós é novo.
    Portanto cabe a nós, não pararmos no tempo, precisamos sempre procurar avançar junto com o desenvolvimento, nos atualizarmos e usarmos as ferramentas com direcionamento e responsabilidade se é que pensamos em dias melhores na Educação, ou seja, uma Educação de qualidade onde o ser, seja modificador do seu meio, de forma participativa, prazerosa e crítica.
    Edna de Araújo Silva

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  5. O uso das TICs facilita o aprendizado e permite a circulação de informações ,abrindo um leque de possibilidades da utilização do saber;desafiando professores e alunos na busca de novos conhecimentos.

    Elziana Márcia

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  6. O texto nos mostra que o profissional da Educação precisa, ser flexível e maduro ao ponto de rever seus paradígmas, refazê-los, atualizando-se, para poder com domínio usar as várias tecnologias que nos cerca para que possa de forma interativa, afetiva, humana e ética, transformar o ambiente escolar.
    Mônica Rocha

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  7. achei super interessante pois está claro que o professor tem que parar de trabalhar de forma individual e deve começar a trabalhar no coletivo e que as mudanças estão aí e que nós devemos acompanhar se queremos chegar a algum lugar hoje. Tecnologias significa hoje inovação.

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  8. Atualmente a tecnolgia está cada vez mais avançada e o texto mostra o avanço dos professores para com os seus alunos. E o professor procura se aperfeicoar cada vez para que seus alunos cresçam também de acordo com o avanço das Tic's. Esse avanço contribui para um aprendizado de melhor qualidade, tanto para o aluno como para o professor.

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  9. Atualmente, as Tic's se fazem presentes nas mais diversas situações do cotidiano. Inseri-las em nosso planejamento e desenvolvimento das atividades pedagógicas é mostrar para o alunado que assim como eles, estamos antenados as inovações tecnológicas e preparados para oferecer-lhes o melhor.

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  10. É muito importante para qualquer profissional o uso das tecnologias e em especial para o da área da educação. A ultilização e inserção das Tic's no cotidiano escolar permite a circulação de informações e o favorecimento de de novos conhecimentos.

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  11. COM CERTEZA AS TIC'S VIERAM PARA REVOLUCIONAR O SISTEMA EDUCACIONAL. HOJE, COM AJUDA DAS TIC'S, O ALUNO TEM MAIS AUTONOMIA NA BUSCA DO CONHECIMENTO.

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  12. Diante dos avanços tecnológicos, do qual cada vez mais estamos inseridos, o uso das Tic's torna-se indispensável no nosso cotidiano escolar, pois os nossos alunos, já chegam a escola com conhecimentos prévios desse mundo virtual em que vivemos. O prefessor deve procurar conhecer e usar as Tic's como instrumento facilitador nas atividades pedagógicas, promovendo a inserção das tecnologias em sua metodologia de ensino facilitando a busca de conhecimento tanto para o professor quanto para o aluno.

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  13. O uso das tics hoje é indispensável, visto que, os nossos alunos já estão inseridos nesse ambiente virtual e que nós não podemos nos omitir, precisamos nos atualizar para acompanha-los para isso devemos estar preparados para contribuir para uma melhor aprendizagem.

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  14. achei interessante e muito proveitoso concordo principalmente com a parte que fala sobre o professor precisar aprender a ensinar a aprender

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  15. Aprender não é apenas acumular conhecimentos é uma soma de saberes vividos tanto do professor quanto do aluno e explorar essa oferta na sala de aula é o que sugere o texto. É necessário utilizar as novas tecnologias na prática pedagógica explorando esse universo de informações disponíveis nas TICs. Não deixa de ser um desafio para os educadores, mas com o desenvolvimento de habilidades e com interesse é possível adquirir o conhecimento necessário para utilizar as novas tecnologias no cotidiano escolar contribuindo com uma educação de qualidade. Jaciara

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